top of page
APRENDA TUDO SOBRE OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Saiba como melhorar sua saúde com os óleos essenciais e suplementação correta, assista ao vídeo abaixo

ÓLEOS ESSENCIAIS - SAÚDE METABÓLICA E SUPLEMENTAÇÃO

QR CODE VICTOR TONELLO

Se assistiu ao vídeo acima e quer começar a usar corretamente os óleos essenciais, acesse o QRcode e entre em contato para se inscrever no projeto e receber orientações gratuitas.

doterra6_edited.jpg

As três principais maneiras de usar óleos essenciais, são:

INGESTÃO: Muitas plantas fornecem óleos essenciais que são ótimos para serem ingeridos, e seu efeito é muito eficaz, mas somente óleos que sejam 100% puros são seguros para consumo humano (que tenha registro para ingestão no órgão regulador  competente do país, ANVISA aqui no Brasil).
Cada país tem suas próprias agências reguladoras e leis, portanto, antes de ingerir um óleo essencial, você deve ler o rótulo e certificar-se de que é seguro ingerir. 
Todo cuidado é pouco, pois muitas empresas usam solventes e diluentes para obter lucros maiores, sem se preocupar com o consumidor, outras usam essências artificiais para realçar o aroma, todos esses produtos (diluentes, solventes e essências artificiais) são inadequados para ingestão, pois além de não serem eficazes, ainda fazem mal.
Uma observação muito importante: se o óleo não é aprovado para ingestão, porque você passaria na sua pele ou inalaria? Pois em ambos os casos ele será absorvido e chegará de uma forma ou de outra na sua corrente sanguínea, ou seja, mesmo que vá inalar ou usar na pele, utilize marcas de óleos que tenham registro para a ingestão no órgão competente do país em que você mora, pois só assim você tem a segurança da pureza e procedência do óleo.
Após ter certeza que o óleo da marca que você comprou é aprovado para ingestão pela ANVISA, sendo um produto seguro para uso interno, você pode usar a seguinte regra: pense "eu comeria essa planta?" Por exemplo, comemos laranja, tangerina, limão, hortelã, alecrim, tomilho, manjericão, cravo, canela, gengibre, coentro, entre tantos outros, portanto, o óleo essencial de laranja é seguro para ingerir. No entanto, nós normalmente não comemos pinheiros, eucaliptos, cedros (pelo menos eu não...rs), portanto são óleos que são usados topicamente ou aromaticamente. Mas toda regra, tem suas exceções, em geral deve ficar claro para você, que o que você poderia considerar ingerir e o que usar topicamente ou aromaticamente.
O uso interno é uma das formas mais potentes para tirar o máximo de proveito de um óleo que possa ser ingerido. Quando ingerir um óleo essencial, lembre-se de que você só precisa de algumas gotas, pois são super concentrados.

INALAÇÃO: Sinta o aroma direto do frasco, ou espalhe na sua mão e cheire ou coloque em um difusor, desde que este difusor não aqueça o óleo (os melhores são os de vibração ultrassônica, são baratos e não degradam o óleo) Quando você for usar, coloque  a água no difusor até o limite permitido (leia as instruções...rs), em seguida pingue algumas gotas na água e ligue. Se você não tem um difusor, pode aproveitar dos benefícios aromáticos tornando-se um difusor humano. Basta aplicar algumas gotas de um óleo essencial puro (que seja 100% livre de solventes químicos ou essências artificiais)  em torno do pescoço/nuca (ou uma região do corpo onde você pode facilmente sentir o cheiro do óleo que aplicou topicamente). Lembre-se de que menos é mais, então use apenas algumas gotas. O uso aromático é uma das melhores maneiras de influenciar os neurotransmissores, portanto a química cerebral e suas emoções ou comportamento.

TÓPICO: aplique o óleo essencial em qualquer lugar da pele, seja puro (sem diluição) ou diluído. A aplicação deve ser feita com um óleo essencial 100% puro, pois a pele vai absorver e o óleo vai chegar a sua corrente sanguínea e portanto a todo o corpo. Se não tiver certeza da pureza NÃO use. Se você está aplicando um óleo essencial topicamente em uma criança, a regra básica é que é melhor diluí-lo. Diluição é simples. Você pode misturar um óleo essencial com um óleo carreador (óleo de coco fracionado, ou até mesmo azeite de oliva podem ser usado). O uso tópico é ótimo quando se quer atingir uma região específica ou ainda quando o gosto do óleo não é tão gostoso para ingeri-lo.

USO DO ÓLEO ESSENCIAL AO LONGO DA HISTÓRIA

Embora alguns vejam os óleos essenciais como uma nova tendência, o uso de extratos de plantas e produtos à base de plantas está profundamente enraizado nas tradições do passado. Civilizações antigas usavam plantas  para aromaterapia,  cuidados pessoais, práticas de saúde, cerimônias, tratamentos de beleza e preparações alimentícias. O uso de óleo essencial não é uma moda passageira, mas sim uma tradição de longa data iniciada séculos atrás em civilizações em todo o mundo.


Egito: os egípcios usavam produtos à base de plantas em tratamentos de beleza, preparações alimentícias, rituais funerários e cerimônias religiosas.


Grécia: na Grécia antiga, homens como Homero e Hipócrates exploraram os usos aromáticos das plantas, com base em descobertas feitas primeiro pelos egípcios.


Roma: os antigos romanos costumavam usar extratos de plantas para massagens, perfumes e banhos aromáticos.


Irã: nos tempos medievais, as pessoas na região do Irã frequentemente usavam e comercializavam especiarias ou resinas para perfumaria e manutenção da saúde.


Índia: A medicina ayurvédica, um sistema de cura holístico nativo da Índia, desenvolveu-se ao longo de 5000 anos e inclui o uso de compostos e plantas aromáticas.


China: durante séculos, as práticas tradicionais chinesas incluíram o uso de materiais vegetais para promover o bem-estar.

Óleos naturais
óleo de aromaterapia

COMO O AROMA CRIA UMA RESPOSTA

bulbo_olfatório_2.jpeg
1. O aroma é inalado 
2. O aroma é captado pelos receptores olfativos no nariz 
3. O aroma é processado no sistema olfativo (que controla o sentido do olfato) 
4. Os neurônios enviam sinais nervosos para o cérebro identificar o odor
5. Os sinais nervosos transmitem informações do sistema olfativo para o límbico 
(onde são armazenadas as lembranças e as emoções)
6. O sistema límbico produz uma resposta

Agora que você tem um entendimento melhor de como os aromas interagem com o cérebro e como os componentes químicos encontrados nos óleos essenciais podem evocar respostas específicas, vamos explorar algumas das possíveis maneiras pelas quais os óleos essenciais podem ser usados para promover uma melhora tanto na esfera física, quanto na esfera emocional e mental.
cptg doterra.png

Por que óleo dōTERRA?

A pureza de um óleo essencial é a sua característica mais importante.

O processo CPTG certifica-se de que não há enchimentos adicionados, ingredientes sintéticos ou contaminantes prejudiciais em seus óleos essenciais, o que poderia reduzir sua eficácia.

A dōTERRA é a única empresa no Brasil que tem o certificado CPTG.

O CPTG (Certificado de Pureza Testada e Garantida) inclui testes:

• Teste organoléptico

• Teste microbiano

• Cromatografia em fase gasosa

• Espectrometria de massas

• Espectroscopia de infravermelho (FTIR)

• Teste de quiralidade

• Análise isotópica

• Teste de metais pesados

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

O Fornecimento por Co-impacto é um método responsável para abastecimento de óleos essenciais da dōTERRA®. Este tipo de fornecimento ocorre em áreas do mundo onde melhor se cultivam plantas para óleos essenciais e, o mais importante, ajuda as comunidades a superar as suas dificuldades e a pobreza.

Graças às relações que foram desenvolvidas nesses locais de Fornecimento por Co-impacto, a dōTERRA® Healing Hands conseguiu estabelecer projetos humanitários que beneficiam os membros da comunidade trabalhadora nessas áreas.

NOSSA EQUIPE

Conheça o Dr. Dave Steuer, um dos professores do mini curso.
PhD - Medicina Natural e Fisiologia
PhD - Nutrição Esportiva
PhD - Neuroquímica
MMSc  - Harvard School of Dental Medicine
DMD - University of Louisville
Fellow - MIT e Harvard
Conselho Médico - doTERRA
Conselho - University of Southern Maine

MINI CURSO GRATUITO
Aprenda como melhorar sua saúde com os óleos essenciais no nosso mini curso gratuito.
Faça sua inscrição e comece agora mesmo.

QR CODE VICTOR TONELLO

Conheça a doTERRA

bottom of page